domingo, 27 de maio de 2012

Educação Condutiva

A Educação Condutiva teve como precursor o médico-pedagogo András Pëto que entre as décadas de 40 e 50, iniciou um trabalho que educacional voltado para crianças com Paralisia Cerebral. Esse sistema tem o objetivo de tornar as pessoas com comprometimentos motores mais independentes. Um de seus princípios é o 'desenvolvimento da personalidade orto-funcional', capacidade de resolver e 'aprender a aprender' soluções as ações diárias como vestir-se, alimentar-se, cuidar da própria higiene, viver com mais independência. A Educação Condutiva envolve a pessoa, seus familiares e o profissional.Este deverá atuar na realização de movimentos específicos, atividade motoras programadas, não trata-se de uma série de exercícios, mas um processo dinâmico e lúdico que possibilite desenvolver a musculatura, a postura, o desenvolvimento físico em concomitância com uma melhora do processo de aprendizagem cognitiva. O sistema utiliza diversos de aparelhos e móveis, bem como brinquedos e outros objetos que seguem os modelos criados pelo Dr. Petö, os quais atuam como ferramentas de aprendizagem. Diversos países do mundo, como a Inglaterra, Estados Unidos, Austrália, Japão, Escócia, Israel, França já empregaram a Educação Condutiva. Chegou ao Brasil através do Grupo de Reabilitação e Habilitação Unificado – GRHAU. Abraços, Débora Lima.

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