domingo, 20 de maio de 2012

Autismo


A palavra autismo vem do grego (autos) que significa “olhar para si mesmo”. Os primeiros estudos surgiram no ano de 1907 pelo Psiquiatra suíço Eugen Bleuler (1857-1939), resolveu definir o comportamento de alguns indivíduos que ficam isolados em seu mundo de autismo. Em 1944, Kanner definiu o autismo primário e o secundário, aquele ocorre desde o nascimento e este último ocorre anos depois. No ano de 1911, o austríaco Hans Asperger descreveu a psicopatia autista da infância, entretanto o seu trabalho só passou a ser conhecido no ano 1970, quando a médica inglesa Lorna Wing traduziu seu trabalho para o inglês, a partir daí o termo Asperger passou a definir um tipo de autismo evoluído. Atualmente, o autismo é definido por alguns autores como espectro autista para caracterizar vários graus de autismo.
 O autismo infantil envolve o comprometimento nas relações interpessoais, apresenta comportamentos estereotipados, por exemplo, bater as mãos uma na outra, repetidas vezes ou projetar o corpo para frente e para trás; abrange as dificuldades motoras, não brinca de forma lógica com os brinquedos, ou seja, uma criança pode pegar um carrinho e virá-lo para ficar girando suas rodas. Tem dificuldade no contato visual com outras pessoas e não tem interesse em estabelecer comunicação. Destarte, gosta de trabalhos com música, quiçá poderá ampliar atividades com crianças autistas neste campo.
Débora Lima, especialista em políticas públicas e desenvolvimento educacional.

Um comentário:

  1. Débora,
    parabéns pelo teu Blog!
    Continue divulgando a Educação Inclusiva.
    Um abr@ço carinhoso da formadora,
    Lisete

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